Feliz quinta - flower ou seria Feliz quinta - tree!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
     Hoje quando começou a chover, não pude deixar de parar o que estava fazendo e corri para observar uma tipica chuva de verão, grossa... rápida... fresca... e foi quando me dei conta de como a Paineira (que fica em um parque encostadinho de casa) estava repleta de flores.
     Para aprimorarmos (risos) um pouquinho sobre botânica fui pesquisar sobre ela: 
É uma árvore com até vinte metros de altura. O tronco das paineiras tem boa capacidade de sintetizar clorofila (fazer fotossíntese) e tem coloração esverdeada até quando tem um bom porte; isto auxilia o crescimento mesmo quando a árvore está despida de folhas; é comum, também, paineiras apresentarem uma espécie de alargamento na base do caule, daí o apelido "barriguda".
As folhas são compostas palmadas e caem na época da floração. As flores são grandes, com cinco pétalas rosadas com pintas vermelhas e bordas brancas. Há uma variedade menos comum, com flores brancas.
Os frutos são cápsulas verdes, que, quando maduras, rebentam (deiscentes), expondo as sementes envoltas em fibras finas e brancas que auxiliam na flutuação e que são chamadas paina. Seus órgãos reprodutivos encontram-se unidos em um longo androginóforo.

A partir dos vinte anos de idade, aproximadamente (sudeste brasileiro), os espinhos costumam começar a cair na parte baixa do caule e, gradualmente, também caem nas partes mais altas da árvore, com o engrossamento da casca. Diz-se, no Brasil, que isto permite à árvore receber ninhos de pássaros, o que seria impossível de acontecer quando esta tinha espinhos longos e pontiagudos; assim, flores e frutos já não estão presentes, mas a árvore continua a dar sua contribuição à natureza hospedando os passarinhos. Esta não é uma regra para todas as paineiras; algumas paineiras com mais de vinte metros, por exemplo, continuam com espinhos muito grandes na parte baixa, provavelmente como defesa de insetos do local. 
(fonte: Wikipédia)

Agora chega de conversa e vejam como ela fala por si mesma:




     Até amanhã!

Um abraço, Simone

7 comentários:

  1. Simone, flores são presentes da natureza, não podemos cansar de admirá-las. Lindas as fotos!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Elas são lindas!
      Obrigada pela sua visita aqui no blog!
      Um abraço, Simone

      Excluir
  2. Oi Simone, adorei seu blog, ele é uma delícia de visitar e ver seus lindos trabalhos.
    Obrigada pelo carinho. bjinhos e uma ótima sexta, Sabrina

    ResponderExcluir

Olá, sua visita é muito importante para mim, cada recadinho me enche de alegria! Leio e respondo a todos eles aqui mesmo no blog. Obrigada.

 

Baú de Sonhos Copyright © 2013 Design by Cali Criativa