Toda história tem o tempo que tem que ter...

domingo, 5 de fevereiro de 2012
     O dia 02 de fevereiro de 2012 ficará marcado para mim como ficou o dia 10 de fevereiro de 1999. O que estas datas tem em comum? Ambas são marcadas por decisões e mudanças na minha vida profissional que consequentemente mudaram e mudarão a minha vida como um todo.
    Em 1999, estava eu ingressando na prefeitura de São Bernardo do Campo após concurso público, assumindo o cargo de professora de educação infantil (turminhas bem numerosas de crianças de 4 a 6 anos).    Me lembro como se fosse hoje o telegrama chegando em casa para que eu me apresentasse para posse do cargo, foi uma explosão de alegria pois era um sonho de uma formanda de magistério e estudante de Pedagogia se tornando realidade.
     Me lembro da primeira turma, dos alunos fofos, dos alunos danados, do cansaço, dos medos, da sala de aula, enfim me lembro dos mínimos detalhes.
    Os anos seguintes também me recordo, pois sempre fica alguma atividade, uma colega de trabalho que se torna amiga  ou um "aluno especial" para marcar cada ano.
    Trabalhei em escolas de diferentes estruturas e com comunidades de diferentes condições sociais, mais uma coisa sempre era igual: as crianças! Criança sempre é criança onde quer que você vá. São autenticas e muitas vezes com simples palavras desmascaram os adultos deixando a mostra suas fragilidades e limitações.
     Mas o tempo passa e a gente começa a se questionar se é isso que queremos para vida toda. A vida muda de curso quando surgem nela as pessoas que amaremos eternamente. Sim estou me referindo aos filhos, eles chegaram em minha vida de forma planejada, porém não sabia que eles planejariam minha vida futura.
    Hoje coloquei em prática a ideia que vinha alimentando ao longo do ano passado. Fui até ao departamento de educação da prefeitura e pedi minha exoneração ou demissão do cargo que sempre tive orgulho.
    Vocês podem estar se perguntando "mais por quê?" e digo foi um conjunto de situações que me fizeram tomar esta decisão.
    Após 15 anos de sala de aula vou me permitir cuidar dos meus, vou me permitir tentar fazer algo novo, diferente e o patchwork e as costurinhas farão parte desta nova etapa.
     Não vou dizer que foi fácil decidir, mas o momento é este e como disse  Fernando Pessoa:


Há um tempo em que é preciso
abandonar as roupas usadas,
que já tem a forma do nosso corpo,
e esquecer os nossos caminhos,
que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É o tempo da travessia: e,
se não ousarmos fazê-la,
teremos ficado, para sempre,
à margem de nós mesmos.


     Então é isso... 02 de fevereiro de 2012, um marco de uma vida nova.
    Como brinquei com minhas amigas lá da escola "estou de férias prolongada, quem sabe um dia eu volto e começo tudo de novo".

Minha primeira turma em 1999.


Ps/ só um detalhe da minha história: esta última escola que estava trabalhando foi a escola mais linda que já trabalhei, onde mais me realizei como professora.  Ah... e  foi onde estudei quando tinha 4 anos.

Um abraço, Simone

15 comentários:

  1. Oi Simone...
    Dificil tomar uma decisão dessas...eu também tive que optar um dia entre meu trabalho e meus filhos...mas não me arrependo...Quem sabe não será somente umas férias prolongada...Adorei seu cantinho e me instalei por aqui...posso???
    Beijos!
    San....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sandra! Pela visita, por suas palavras e por ficar aqui no meu baú!!
      bjs
      Simone

      Excluir
  2. No meu caso, estou querendo passar no concurso público para a vida de minha filha e a minha melhorar. Conseguia conciliar meu trabalho com o cuidado com a filhota, mas agora quero uma segurança para podermos fazer outros planos.
    Boa sorte pra você e pra mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte Carol! Estarei na torcida por você!
      Bjs
      Simone

      Excluir
  3. Nooooooooooossa tenha certeza que perdemos uma excelente profissional, dedicada, autentica, feliz, animada, concreta...
    tenho certeza que esta decisão foi difícil pra vc, mas foi uma escolha importante num tenho duvidas, sei que nesta nova etapa se realizara mais uma vez, em um outro canto do seu coração, agora uma nova etapa da vida, novas decisões, novas decepções, novos orgulhos, novas conquistas, novas realizações tudo novo novas etapas fazem parte de nossa vida, mas para que elas aconteçam escolhas devem ser feitas, vc fez a sua e isso que importa, que vc seja feliz e realizada...desejo a vc toda as felicidades do mundo...que seja muito realizada como mãe e com esta nova etapa profissional/artesanal/desejada...saudades amiga e exemplo de dedicação e amor...bjks mi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e por sua amizade sincera! Fiquei emocionada!
      Bjs

      Excluir
  4. Simone, admiro pessoas corajosas e você é uma delas! Sua família acima de tudo. FELICIDADES... ABJS

    ResponderExcluir
  5. Ola querida amiga,
    Apesar de estarmos longe nunca deixei de ser sua amiga.
    Que Deus te ilumine nesta nova etapa da vida.
    Aproveite bastante, pois cada momento é unico e não volta mais.
    Desde que a Lele nasceu, me permiti cuidar dela em tempo integral, e faço isto até hoje. Não me arrependo, quando bate a tristeza e lembranças, me dedico ao artesanato.
    Caso precise, quero que saiba que sua antiga amiga estará sempre aqui.
    Beijos
    Que Deus ilumine você e sua familia.
    Regiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re, fiquei muito feliz com suas palavras. Nossa amizade foi e é muito importante para mim. Você e seus pais são pessoas especiais em minha vida mesmo na distância.
      Obrigada pela força, também acredito ter feito a melhor opção!
      Vamos marcar um chá e trocar figurinhas sobre nossas costurinhas. Um beijo na princesa! Um abração para seus pais!
      Bjs
      Simone

      Excluir
  6. Si, com certeza, vamos marcar sim, as saudades das conversas são imensas.
    Um beijão a todos por ai.
    Fica com Deus!
    Re

    ResponderExcluir
  7. SI, PARABÉNS PELA SUA DECISÃO, TENHO CERTEZA DE QUE NÃO FOI NADA FÁCIL, PORÉM A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS E EM DETERMINADOS MOMENTOS DAS NOSSAS VIDAS PRECISAMOS TER CORAGEM E MUDAR, SACUDIR A POEIRA E ABRIR NOVOS CAMINHOS...AGORA EU LAMENTO MUUUUUITO PELAS CRIANÇAS QUE NÃO TERÃO A OPORTUNIDADE DE CONHECÊ-LA, DE APRENDER COM SUA DEDICAÇÃO E CARINHO, LAMENTO TB PQ QUANDO EU DER MINHA PASSADINHA NA ESCOLA NÃO TEREI SEU ABRAÇO... DESEJO QUE SEU NOVO CAMINHO SEJA MUITO ABENÇOADO E DE MUITA LUZ. BJKS IRENE NEGRINI. AH!ENTÃO EM BREVE TEREI NOTÍCIAS DAS MINHAS ENCOMENDAS E TB PODEREI ENCOMENDAR MAIS NÉ. BJUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por suas palavras...fiquei emocionada!
      bjs
      Simone

      Excluir
  8. Tenho certeza que você será muito feliz nesta nova fase pois tudo o que você faz é com carinho e dedicação,parabéns pela coragem de tomar uma decisão tão difícil... Sucesso! Beijinhos. Audrey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Audrey, fiquei muito feliz de te ver por aqui! Obrigada pelo carinho! Venha mais vezes!
      Ah! mande um beijão para as meninas lá da escola.
      Participe do sorteio!
      bjs
      Simone

      Excluir

Olá, sua visita é muito importante para mim, cada recadinho me enche de alegria! Leio e respondo a todos eles aqui mesmo no blog. Obrigada.

 

Baú de Sonhos Copyright © 2013 Design by Cali Criativa